O clareamento dental é uma técnica que remove manchas e pigmentações que amarelaram o esmalte dos dentes. Trate-se de uma técnica simples e segura, feita por meio da aplicação de gel ou laser. É importante salientar que o clareamento devolve apenas a cor original do dentes.
O clareamento ocorre com a reação das substâncias químicas presentes no gel clareador, que penetram no esmalte dos dentes e quebram as moléculas de pigmentos, eliminando-as por um processo de difusão. Logo, a cada sessão de clareamento, o gel vai eliminando mais pigmentos e deixando o dente com sua aparência natural.
Após o tratamento, é importante fazer uso de creme dental para dentes sensíveis e de enxaguante bucal com flúor, para minimizar a sensibilidade.
Um clareamento pode durar até mais dois anos, nos casos em que o paciente segue as recomendações do dentista, como evitar o consumo de cigarro e alimentos escuros, investindo em alimentos que agem benéficamente aos dentes, como maçã e abacaxi.
Clareamento Caseiro
No clareamento dental caseiro, você recebe uma placa de silicone nas medidas exatas dos seus dentes, com um gel clareador. Geralmente, a aplicação é realizada durante um período de 15 a 30 dias. Para resultados melhores, é imprescindível não consumir alimentos ou bebidas pigmentadas durante esse período.
Clareamento a Laser
O clareamento dental a laser é muito mais rápido que os todos os demais métodos. Ele utiliza o mesmo princípio do tratamento caseiro, mas com uma concentração de gel maior, que só pode ser administrada por um profissional.
Além disso, o dentista aplica um laser, que acelera o clareamento, fazendo com que em alguns casos seja necessário apenas uma sessão. É um procedimento que traz resultados muito mais rápidos, podendo servir de complemento ao clareamento caseiro.